sexta-feira, 15 de maio de 2015

Padre Fábio Melo- Vencer os medos.

Como se livrar dos medos / Direção Espiritual - Padre Fábio de Melo

Liturgia Diária

15 MAI 2015 6ª Semana da Páscoa - Sexta-feira 15/05/2015
Primeira Leitura (At 18,9-18)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus.
12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.
14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 15Mas, como é questão de palavras, nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 16E Galião mandou-os sair do tribunal.
17Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencréia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 46)
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra. — O Senhor é o grande Rei de toda a terra. — Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra. — Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado. — Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
Evangelho (Jo 16,20-23a)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo. 22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
HOMILIA DIÁRIA
15 MAI 2015 A graça de Deus transforma toda tristeza em alegria A graça de Deus transforma as nossas trevas, angústias e tristezas em alegria ao nos abrirmos ao Espírito Santo para que Ele faça novas todas as coisas.
“E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria” (João 16, 30).
Toda tristeza, quando estamos em Deus, é momentânea e passageira. A aflição do momento não pode se transformar na aflição de uma vida inteira, porque a promessa de Deus para nós é transformar toda a nossa tristeza em alegria e todo o nosso pranto em festa. Escute e preste bastante atenção: não dá para ser um cristão triste! Não dá para viver o nosso Cristianismo, a nossa fé e a nossa relação com Deus imersos na tristeza, nem fazer dela o parâmetro da nossa vida. Nós passamos por momentos difíceis e tristes, por tribulações, angústias, medos. Nós passamos por tudo isso, é verdade; mas deixe-me dizer uma coisa a você: a graça de Deus transforma as nossas trevas, as nossas angústias e tudo aquilo que vivemos ou passamos em vida nova, desde que permitamos que ela [a graça de Deus] faça novas todas as coisas. Quando nos rendemos a Jesus, a força do Seu Evangelho transforma o pranto do nosso coração, transforma em nós tudo aquilo que é treva e nos deixa desanimados em uma força nova, em uma motivação nova para viver. Deus não quer nenhum de nós tristes, Ele não quer a nossa vida afogada na tristeza. É verdade que somos muito provados, mas também é verdade que a graça de Deus vem sempre em nosso socorro e em nosso auxílio! Pode ser que os motivos que nos entristeçam não passem, mas também é verdade que a graça de Deus permanece conosco aconteça o que acontecer! Talvez não nos venha o consolo dos homens, mas o consolo de Deus jamais nos falta. É o próprio Senhor quem enxuga as nossas lágrimas e cuida daquilo que entristece o nosso coração. Entregue, hoje, no coração de Deus e coloque diante do Senhor tudo aquilo que o entristece, o preocupa e tira a sua paz interior, porque o Senhor é a nossa alegria e a alegria do Senhor é a nossa força!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. - Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.




quinta-feira, 14 de maio de 2015

Liturgia Diária

14 MAI 2015 São Matias, Apóstolo - Quinta-feira 14/05/2015
Primeira Leitura (At 1,15-17.20-26)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’
21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição.” 23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”. 26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 112)
— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.
— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?
— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo.
Evangelho (Jo 15,9-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS
14 MAI 2015 A exemplo de São Matias, sejamos abertos à ação do Espírito Jesus, hoje, precisa de muitos outros Matias: homens destemidos, corajosos e abertos à ação do Espírito Santo, porque o Reino de Deus não pode parar! “Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição” (At 1, 22). Nós hoje celebramos o dia do apóstolo São Matias, foi escolhido pelos onze apóstolos, sob a direção de Pedro, o primeiro dos apóstolos, para suceder Judas Iscariotes no grupo dos doze. Homens que eram testemunhas de tudo aquilo que Jesus fez, ensinou e pregou desde o batismo no rio Jordão. É preciso escolher alguém para que continue a ser testemunha para o mundo da Ressurreição de Jesus. Não só os doze apóstolos, que eram mais próximos de Jesus, como também muitos outros homens acompanharam o ministério do Senhor. Por isso, hoje, a Palavra de Deus nos mostra como foi feita a eleição daquele que sucedeu a Judas. Deixe-me dizer uma coisa a você: nós não queremos parar em Judas no sentido de que muitas pessoas só se lembram dele para apedrejá-lo, para malhá-lo e condená-lo. O juízo a respeito de Judas pertence a Deus! A Igreja não para nas coisas negativas, ela não para nas decepções, não para nas quedas, não para naqueles que, por algum motivo ou outro, muitas vezes, até desertam a própria fé. Muito pelo contrário, a Igreja segue adiante, pois o papel dela não é julgar, não é condenar nem mandar ninguém para o inferno. A Igreja nunca afirmou que Judas foi para o inferno; o que sabemos é que elE escolheu um caminho que não foi o de Deus. Judas errou não só porque traiu ao Senhor, pois todos nós podemos também trair a Deus e Ele nos perdoar. Ele [Judas] escolheu não se perdoar quando ele se suicidou. Cabe a Deus o julgamento dele. O que cabe a nós é seguir adiante, não desistir de nos amarmos, não desistir de cuidar da nossa própria conduta. Quem está de pé, é preciso cuidar para não cair e levar adiante a mensagem do Evangelho. Jesus, hoje, precisa de muitos outros Matias: homens destemidos, corajosos e abertos à ação do Espírito Santo, porque o Reino de Deus não pode parar! O Reino de Deus não está na fraqueza e nos limites dos seguidores de Jesus; o Reino de Deus está naqueles que se submetem, apesar de suas fraquezas e limites, à ação do Espírito para recomeçar a cada dia a anunciar o Reino de Deus! Deus não desiste de ninguém, nós é que, muitas vezes, desistimos de Deus e de Suas coisas; Ele continua a cada dia, precisando, querendo e lutando por nós! Nós agora precisamos lutar para sermos, cada vez mais, de Deus e para não abrirmos mão da Sua graça em nossa vida. Ainda que alguns de nós estejam caídos, prostrados, a graça de Deus é que nos levanta e nos coloca de pé para que continuemos a ser Seus apóstolos e, a partir da nossa própria vida revigorada e ressuscitada, testemunhar para o mundo que Jesus está vivo e Ele é o Senhor!
Padre Roger Araújo
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. - Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém


quarta-feira, 13 de maio de 2015

Filme da história Nossa Senhora de Fátima.

Oração a Nossa Senhora de Fátima


Liturgia Diária

13 MAI 2015 6ª Semana da Páscoa - Quarta-feira 13/05/2015
Primeira Leitura (At 17,15.22–18,1)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 17,15 os que conduziram Paulo levaram-no até Atenas. De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível. E partiram. 22De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: “Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. 23Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio. 24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais. 26De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. 27Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: ‘Somos da raça do próprio Deus’. 29Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia, ao ressuscitá-lo dos mortos”. 32Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: “Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião”. 33Assim Paulo saiu do meio deles. 34Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. 18,1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus. Responsório (Sl 148) — Da vossa glória estão cheios o céu e a terra. — Da vossa glória estão cheios o céu e a terra. — Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais! — Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! — Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra. — Ele exaltou seu povo eleito em poderio; ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence Evangelho (Jo 16,12-15) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor. COMENTÁRIOS Só vivemos a verdade e a vida plena em Deus. Deixemo-nos ser conduzidos pelo Espírito Santo para que não vivamos de nossas verdades, mas sim da única verdade que vem de Deus! “Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ele vos ensinará toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir” (João 16, 13). Iluminados pelo Espírito Santo, nós somos conduzidos, cada vez mais, a conhecer a verdade. E a verdade a que me refiro aqui não é conhecimento doutrinário, teológico, exegético; não é conhecer, cada vez mais, as verdades científicas ou as descobertas tecnológicas. A verdade é maior, é a verdade que o mundo não conhece, a verdade confiada àqueles que têm intimidade com Deus: Conhecer as profundezas de Deus, a verdade d’Ele, a única e a suprema verdade: nós viemos de Deus e pertencemos a Ele! O Espírito de Deus nos convence e nos leva a termos uma vida em Deus, unida a Ele; uma vida íntima de Jesus. O Espírito nos leva e nos conduz a exaltar e a glorificar o nome de Jesus. No mundo em que se preocupa tanto em exaltar o nome de pessoas e em glorificar pessoas e, muitas vezes, até na Igreja, as quais ocupam o lugar de Deus. Não é no Espírito que se faz isso; n’Ele nós glorificamos e exaltamos o nome de Jesus, O colocamos acima de todas as coisas. O Espírito de Deus nos conduz a viver a didática de Deus. Sabemos que a nossa relação com Deus acontece de forma muito pedagógica: Ele vai nos ajudando a amadurecer e a nos convencer de que a vida é muito mais do que aquilo que está em nossa “cabecinha” ou em nosso coração. Na pedagogia de Deus, a Sua suprema paciência é o que nos conduz, é assim que o Senhor nos olha. Assim como um pai tem paciência com sua criança que vai amadurecendo dia após dia, tempo após tempo, Deus também nos olha desta mesma forma. E quanto mais nos abrirmos à graça de Seu Santo Espírito, tanto mais a maturidade divina acontecerá em nós! Maturidade é a capacidade de estarmos mais próximos de Deus e conhecermos a verdade que é Deus. É assim que o Paráclito nos conduz e age em nossa vida. Deixemo-nos ser conduzidos pelo Espírito e nos rendamos à ação d’Ele para que não vivamos de nossas verdades, mas sim da única verdade que vem de Deus; da qual só o Paráclito pode nos convencer! Por isso nós nos colocamos inteiramente à disposição d’Ele. Celebrando hoje o dia de Nossa Senhora de Fátima, lembremos que Maria foi plena do Espírito, se rendeu e se entregou à ação poderosa do Paráclito. Hoje nós nos consagramos ao Imaculado Coração de Maria, aquele coração pleno e totalmente cheio da graça de Deus e da ação do Espírito. Que Maria interceda por nós e nos coloque no colo do seu Filho Jesus para que Ele, cada vez mais, nos encha do dom, da graça e da ação de Seu Espírito Santo! BÊNÇÃO - Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. - Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Mãe Nossa Rainha

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Liturgia Diária

11 MAI 2015 6ª Semana da Páscoa - Segunda-feira 11/05/2015 Primeira Leitura (At 16,11-15) Leitura dos Atos dos Apóstolos. 11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade. 13No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo. 15Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus. Responsório (Sl 149) — O Senhor ama seu povo de verdade. — O Senhor ama seu povo de verdade. — Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei! — Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes. — Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca, eis a glória para todos os seus santo Evangelho (Jo 15,26–16,4a) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor. COMENTÁRIOS A delicadeza de Jesus é uma coisa que não dá pra deixar de apreciar, Ele tendo que voltar ao Pai, se preocupa conosco, sabe que somos de cabeça dura, então pensa, eu não posso deixar essa gente sozinha, mandarei para eles um Defensor, alguém que possa defendê-los das garras dos lobos, isso, mandarei para eles o Espírito, o Rhuá do Pai, para que possa protegê-los na hora devida e Este que mandarei vai ajudá-los a dar testemunho de tudo que viram e ouviram sem medo, pois o Espírito da Verdade irá impulsioná-los a olhar para o Alto, a firmar sua fé mesmo quando as coisas estiverem em tribulação. Meu irmão, minha irmão é este mesmo Espírito que vem hoje até você para te aliviar, para te socorrer na hora do perigo, na hora do desespero, na hora em que ninguém mais acredita em você. O Espírito Santo de Deus, Terceira Pessoas da Trindade Santa vem a nós para nos ajudar, nos defender, então irmãos (as), apresenta hoje ao Espírito Santo a sua necessidade, a sua fragilidade, o seu medo, a sua dor, confie amados, confie no Paráclito que Jesus nos enviou é Ele o seu advogado quando já não há mais possibilidades humanas, é Ele que te socorre nesta hora, é Ele que vem com a Verdade, é Ele que purifica a sua casa, a sua Família. Aprenda uma coisinha amados, quando levantares assim que abrir os olhos, viram que estão vivos, aí então no seu interior diz: Bom Diaaaaaaaaa Espírito Santo! O que vamos fazer hoje? Entra na minha casa, entra na minha vida, te dou livre acesso, mas faça. Sim Senhor faça se for necessário uma “faxina” Por completo na minha Família. Eu te Louvo e te Glorifico hoje e para sempre. Amém! - Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. - Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

domingo, 10 de maio de 2015

Dicas:

Oi meus amigos o Blog foi todo mudado, então vai algumas dicas:
Para assistir algum vídeo do Blog, clica na figura da "peninha branca" no playlist abaixo do Blog, do seu lado esquerdo.
Lá é o "pause" da playlist.
Para "voltar ao topo" do Blog clica na "setinha azul" do seu lado direito.

Mãe

Liturgia Diária

10 MAIO 2015 6º Domingo da Páscoa - 10/05/2015 1ª LeituraSalmo2ª LeituraEvangelho Primeira Leitura (At 10,25-26.34-35.44-48) Leitura dos Atos dos Apóstolos: 25-Quando Pedro estava para entrar em casa, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e se prostrou. 26Mas Pedro levantou-o, dizendo: “Levanta-te. Eu também sou apenas um homem”. 34-Então Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35-Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença”. 44-Pedro estava ainda falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. 45-Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre os pagãos. 46Pois eles os ouviam falar e louvar a grandeza de Deus em línguas estranhas. Então Pedro falou: 47“Podemos, por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo?” 48-E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 97) — O Senhor fez conhecer a salvação/ e revelou sua justiça às nações. — O Senhor fez conhecer a salvação/ e revelou sua justiça às nações. — Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória. — O Senhor fez conhecer a salvação/ e revelou sua justiça às nações. — O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel. — Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!
Segunda Leitura (1Jo 4,7-10)
Leitura da Primeira Carta de São João:
Caríssimos: 7 -Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8-Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9-Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10-Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Jo 15,9-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9-“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10-Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11-Eu vos disse isso, para que minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12-Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13-Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. 15-Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16-Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17-Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTARIO O discípulo de Jesus jamais desiste do amor O discípulo de Jesus jamais desiste do amor. Amor que não desiste, que perdoa, se renova, se entrega e não faz distinção de pessoas!
“O que vos mando é que vos amei uns aos outros” (João 15, 17).
Nós hoje somos chamados a retomar a nossa relação amorosa com Deus, porque, muitas vezes, vivemos com Ele uma relação apenas de escravidão, de servidão e nos esquecemos de que, acima de tudo, somos chamados a ser Seus amigos e a participar da intimidade e da vida d’Ele. Porque, na escravidão, sabemos que há opressão, há oprimidos, mas na amizade não! Na amizade há liberdade de falar, de dizer o que pensa e de se expressar. O escravo, muitas vezes, se rebela; o amigo não; o amigo se põe junto. Por isso o Senhor hoje nos chama, mais do que nunca, a sermos Seus amigos e a vivermos com Ele uma relação de intimidade e de proximidade. Porque o servo apenas serve, mas o amigo cuida e também é cuidado; nós cuidamos das coisas do Senhor e somos cuidados também por Ele! O elo de relação que existe entre os amigos é o amor: o amor oblativo, que se doa, que se entrega, amor que se renova a cada dia, amor que é concreto e tem gestos e atitudes. Os amigos de Jesus não levam uma carteirinha, não levam uma placa dizendo: “Eu sou amigo de Jesus!”. Reconhece-se quem são os amigos do Senhor aqueles que vivem o Seu mandamento: “Amai-vos uns aos outros!”. O amor que não é tão simples; amor que muito é exigente. Muitas vezes, gostamos de amar quem nos faz bem; amamos aqueles que são bem próximos de nós desde que não nos decepcionem. No entanto, este não é o amor evangélico, este não é o amor do amigo de Deus. Ele [o amor do amigo de Jesus] é mais sublime e mais supremo. O amor amoroso, vivido na intimidade da relação com o Mestre, é o amor que suporta, perdoa, recomeça, não faz distinção de pessoas. É o amor-caridade, que se renova mesmo que se debata e se machuque. É verdade que temos diferentes formas de amar, há pessoas muito queridas e há aquelas que nem conhecemos bem, mas que são como nossas irmãs. Assim como também há pessoas que não nos querem bem. E também existe um amor que é para todos: o amor universal, o amor que vem do coração de Deus. Este amor nós não podemos negar a ninguém! Por isso o discípulo de Jesus jamais desiste do amor! O amor é sempre a medida da nossa relação com Jesus, o amor que não desiste, o amor que se renova e se entrega. Que, no dia de hoje, Jesus amoroso convença o nosso coração a não desistir do amor e a, cada dia mais, estarmos dispostos a amar uns aos outros!
Deus abençoe você! Padre Roger Araújo
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. - Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Querido Deus,

Em tuas mãos, coloco minhas preocupações, cuidados e problemas. Em tua sabedoria, coloco meu caminho, minhas direções e meus objetivos. Em teu amor, coloco minha vida.

Feliz Dia das Mães ...



Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio.

Adivinhar sentimentos.
Encontrar a palavra certa nos momentos incertos.
Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir.
Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar.

Sua existência é em si um ato de amor.
Gerar, cuidar, nutrir.
Amar, amar, amar...
Amar com um amor incondicional que nada espera em troca.
Afeto desmedido e incontido, Mãe é um ser infinito.