sexta-feira, 22 de maio de 2015

Liturgia Diária

22 MA I2015 7ª Semana da Páscoa - Sexta-feira 22/05/2015
Primeira Leitura (At 25,13b-21)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 13bo rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação. 17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 102)
— O Senhor pôs o seu trono lá nos céus. — O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! — Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. — O Senhor pôs o seu trono lá nos céus, e abrange o mundo inteiro seu reinado. Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos, valorosos que cumpris as suas ordens.
Evangelho (Jo 21,15-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
HOMILIA DIÁRIA
22MAI2015 O amor de Deus é maior do que nossas fraquezas O Senhor nos perdoa todas as vezes em que fraquejamos ou erramos, porque o Seu amor é maior do que todas as nossas fraquezas e pecados!
“’Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?’. Respondeu ele: ‘Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo’” (João 21,15).
Jesus se dirigiu a Pedro depois da refeição, depois de ter comido com os discípulos, já ressuscitado Ele aparece aos Seus, à beira da praia, e come peixe com eles. De forma serena e tranquila Ele se dirige ao coração de Pedro, olho no olho, pois eles ainda não haviam conversado depois que este O negara por três vezes antes da Sua morte. Jesus não quer jogar nada na cara de Pedro; muito pelo contrário, Ele quer reafirmar Seu amor ao coração de Pedro, que ainda está envergonhado, triste e ainda não tem coragem de enfrentar Seu Mestre.
Quando queremos reconsiderar alguma coisa com alguém, quando queremos perdoar a alguém de alguma coisa, nós não precisamos jogar na cara o que a pessoa fez de errado. O que devemos fazer é procurar entender qual é o tamanho do amor e da amizade existentes. Por isso o Senhor pergunta: “Tu me amas, Simão, mais do que estes?” E ele responde: “Senhor, tu sabes que eu te amo”. E Jesus crê no amor de Pedro. Olha mais uma vez em seus olhos e lhe pergunta novamente: ‘Tu me amas, Pedro, mais do que estes?’. Ele responde: “Senhor, tu sabes que eu te amo” (João 21, 15).
Em cada uma das duas respostas Jesus dá uma resposta mais amorosa ainda: “Cuida das minhas ovelhas” (Jo 21, 16c). E mais uma vez o Senhor pergunta de forma mais enfática e direta ao seu coração: “Simão, filho de João, tu me amas?” (Jo 21, 17 b). Pedro se entristeceu, lembrou que negara o Senhor, e é como se dissesse: Como poderei dizer que O amo se três vezes eu O neguei? Mesmo entristecido ele diz: “Senhor, tu sabes que eu te amo” (João 21, 15). É como se o Senhor, o abraçando, lhe dissesse: Pedro, apascenta e cuida dos meus cordeiros, porque é a ti em quem eu confio, mesmo diante de suas fraquezas (cf. João 21, 16-17).
O Senhor nos perdoa todas as vezes em que fraquejamos ou erramos, porque o Seu amor é maior do que todas as nossas fraquezas e pecados! Nós podemos até negá-Lo mil vezes, mas Ele jamais renegará o Seu amor por nós!
O amor de Deus cura as nossas fraquezas e fortalece os nossos limites, só é preciso confiar n’Ele. Só é preciso, a cada dia, reafirmar, apesar dos nossos limites e erros, que é ao Senhor a quem nós amamos. O Senhor nos levanta da poeira, é Ele quem nos retira dos abismos nos quais, nós, muitas vezes, nos encontramos nesta vida a fim de que tenhamos sempre a certeza de que o amor d’Ele por nós é maior do que todas as nossas fraquezas!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo


Novena a Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia, advogada das causas impossíveis

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
. Rezar o tema de cada dia;
. Rezar 1 Pai Nosso; 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.
. Oração final:
Deus Pai de bondade, Vós nos dais o exemplo dos santos para que, imitando-os na terra, possamos chegar, um dia, às alegrias do céu. Dai-me, peço-Vos, por intercessão de Santa Rita de Cássia, padroeira dos casos desesperados e impossíveis, que tanto Vos amou nesta vida, as graças que tão ardentemente Vos suplico.
Primeiro diaTema: Rita, alegria dos pais na velhice.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, tu que nasceste quando teus pais já estavam avançados em idade, nutriste por eles um carinho todo especial. Ensina-nos sempre mais amar e todos os idosos que vivem em nossos lares e em comunidades. Que tenhamos paciência para com eles e as condições para amá-los como imagem de Jesus a quem tanto amaste.
Segundo DiaTema: Santa Rita, amante da oração.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, nutriste desde cedo um profundo amor à oração e à solidão com Deus, ajuda-nos a descobrir nossa vocação de orantes em um mundo que esquece de orar. Que possamos rezar pelos que não sabem rezar, pelos que não podem rezar e pelos que não querem rezar.
Terceiro diaTema: Santa Rita, fiel ao esposo.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, mesmo em meio aos mais duros sofrimentos que passaste em teu matrimônio, não desanimaste e oraste incessantemente pela conversão do teu esposo. Ensina aos casais de hoje teu jeito singelo de ser fiel na alegria ou na tristeza; na saúde ou na doença; no amor, no respeito e na fidelidade.
Quarto diaTema: Santa Rita, um coração de mãe para seus filhos.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, foste paciente e carinhosa para com teus dois filhos que queriam vingar a morte do pai. Ensina aos pais de hoje a ter um coração sempre aberto, preocupado e carinhoso para com seus filhos a exemplo do pai do filho pródigo, a quem imitaste em tua vida.
Quinto diaTema: Santa Rita, amante da vida religiosa.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, nutriste como ninguém um amor total à vida consagrada e religiosa. Mostra a muitos jovens de hoje o caminho para descobrir o verdadeiro amor desinteressado e total a Deus e aos irmãos. Intercede para que surjam muitas e santas vocações sacerdotais e religiosas.
Sexto diaTema: Santa Rita, profunda penitente.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, descobriste na fé e na penitência uma forma misteriosa de amar secretamente a Deus, a quem escolheste seguir. Ajuda-nos também a descobrir a penitência como um valor evangélico de conversão pessoal e desprendimento de todas as formas de egoísmo.
Sétimo diaTema: Santa Rita, obediente aos superiores.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, como ninguém obedeceste aos teus superiores religiosos por ver nessa obediência um valor evangélico, um amor de quem tudo entrega por um amor sempre maior. Ensina aos cristão de nossos dias a verdadeira caridade mútua, que faz com que toda forma de obediência não seja mais que um modo de servir aos irmãos.
Oitavo diaTema: Santa Rita, amante do Crucificado.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, descobriste no amor de Jesus crucificado um caminho para amar também o sofrimento. Ensina-nos a carregar nossas cruzes quando elas surgirem, sem desanimar ou desesperar.
Mostra-nos também o calor redentor de todo sofrimento aceito por amor a Jesus, que nada mais tendo a oferecer, deu-nos Sua própria vida.

Nono diaTema: Santa Rita, padroeira das causas impossíveis.
Ó admirável Santa Rita de Cássia, em virtude dos prodígios que conseguiste de Deus, foste escolhida como padroeira de todas as causas impossíveis. Ajuda-nos a sempre mais confiar no milagre maravilhoso do amor que faz o maior de todos os prodígios sobre a terra: a conversão de todos os corações para Deus.

Filme de Santa Rita de Cássia (Dublado)

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Liturgia Diária

21 MAI 2015 7ª Semana da Páscoa - Quinta-feira 21/05/2015
Primeira Leitura (At 22,30; 23,6-11)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 30querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles. 23,6Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: “Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos”. 7Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembleia se dividiu. 8Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. 9Houve, então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: “Não encontramos nenhum mal neste homem. E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?” 10E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel. 11Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 15)
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! — Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo. — Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção. — Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!
Evangelho (Jo 17,20-26)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS
21MAI2015 Que sejamos construtores da unidade cristã Que sejamos construtores da unidade cristã. Para isso é preciso trabalhar para destruir as barreiras e favorecer o diálogo, o respeito e a convivência fraterna entre aqueles que creem no nome de Jesus.
“Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti” (João 17, 20-21).
O coração de Jesus, suplicante, numa prece ardente, dirige-se ao coração do Pai pedindo por todos os crentes de todos os tempos, de todas as gerações, em toda a face da Terra. Por todos aqueles que creem e hão de crer no nome d’Ele e que levam a vida em Seu nome. Tudo o que Jesus pede é por nossa unidade, é por nossa união e por nossa comunhão!
Nada entristece mais o coração de um pai do que ver seus filhos divididos, que não se relacionam, não se falam, nem se entendem. Da mesma forma, nada entristece mais o coração de nosso Deus do que a nossa incapacidade de fazer a comunhão e a unidade acontecer.
Isso acontece nas coisas mais simples do cotidiano de nossa vida. Os nossos grupos são divididos; nos grupos e ministérios da Igreja há lutas, há brigas, há separações e pessoas se achando melhores que outras. Às vezes, as divisões acontecem em nossas casas, em nossas famílias; mas há uma divisão muito mais escandalosa: a divisão em que vivem os cristãos por toda a face da Terra. Não é só o número crescente de igrejas e de denominações diferentes que escandalizam o mundo e o coração do Pai, mas é a maneira como nos portamos diante desta divisão, pois não somos capazes de construir comunhão, não somos capazes de fazer unidade, não somos capazes de orar juntos. Deixamos que a divisão cresça entre nós.
Como o Pai deseja que sejamos um! E o termo “um” não quer dizer tudo igual, tudo uniforme, tudo parecido, porque o Pai nos criou diferentes, com diversidades, nos criou homem e mulher, com a possibilidade de falarmos em várias línguas e termos culturas diferentes. Mas somos filhos de um único e mesmo Pai, cremos no mesmo Deus e Jesus Cristo é o Senhor de todos nós!
Sejamos, onde quer que estejamos, construtores da unidade! Que a oração de Jesus atinja o meu e o seu coração! É preciso trabalhar para destruir as barreiras, é preciso construir mais pontes. É preciso favorecer o diálogo, o respeito e a convivência fraterna entre aqueles que creem no nome de Jesus.
É importante não nos esquecermos de que, em nosso julgamento final, não vai ser a placa da nossa Igreja que vai nos salvar, mas sim o amor que manifestamos a Jesus e o amor que vivemos uns com os outros. O amor salva; contudo, as divisões e as separações não edificam o Corpo do Senhor!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Liturgia Diária

20 MAI 2015

7ª Semana da Páscoa - Quarta-feira 20/05/2015
Primeira Leitura (At 20,28-38)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho. 29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho. 30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos de que, durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular. 32Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais alegria em dar do que em receber’”. 36Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37Todos, depois, prorromperam em grande pranto, e lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, 38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus. Responsório (Sl 67) — Reinos da terra cantai ao Senhor. — Reinos da terra cantai ao Senhor. — Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por nós manifestastes, a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes! — Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa. — Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. Sobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade! Em seu templo ele é admirável e a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amém, amém! Evangelho (Jo 17,11b-19) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor. COMENTÁRIOS Deus nos preserva de toda a maldade do mundo; nos preserva do orgulho e da soberba que nos levam a nos rebelarmos contra Ele e a nos portarmos como se fôssemos os deuses deste mundo. “Não peço que os tires do mundo, mas que os preserves do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Santifica-os pela verdade” (João 17, 15-17). Continuamos acompanhando a oração sacerdotal de Jesus. O Mestre, ao se dirigir ao coração de Seu Pai, pede por nós: “Pai santo, Pai amado, Pai querido, guarda-os em teu nome” (João 17, 11b), para que eu e você sejamos guardados no coração do Pai, guardados e protegidos pelo Seu amor. Ser guardado é ser preservado, é ser abençoado, é ser livre do mal que quer, muitas vezes, agir em nossa vida. Primeiramente, para experimentarmos a plenitude da alegria. Eu sei que nós já tivemos e temos muitas alegrias nesta vida com coisas que nos deixam felizes, para cima e realizados; contudo, a plenitude da alegria só Jesus e aqueles que procuram ter a vida íntima com Ele a experimentam. Porque a plenitude da alegria é ter o coração livre para exultar em Deus e saborear as coisas do céu. Não é a alegria momentânea, não é a ausência de tristeza; é ter o coração em Deus! Jesus nos pede que a experimentemos e que toquemos na plenitude da alegria celeste. O Senhor não nos tira do mundo, porque vivemos, caminhamos neste mundo, estamos nele, porque este foi criado por Deus para ser cuidado e para ser liberto da força do mal. E é por isso que estamos neste mundo mesmo sem pertencer a ele. Mas é importante que não nos contaminemos, que nos preservemos e sejamos preservados, pela graça de Deus, do mal deste mundo. E sabemos o quanto o mal deste mundo se alastra, a malícia deste mundo, revestida de maldades em palavras, em relacionamentos, em propagandas e tantas coisas maldosas. O mundo perece na corrupção do pecado, é o mal que se reveste de bem; é o fazer algo errado como se fosse correto. Deus quer nos preservar do orgulho e da soberba da vida que nos leva a nos rebelarmos contra Ele e a nos portarmos como se fôssemos os deuses deste mundo; sempre que somos tomados pelo desejo do culto, da glória, da busca da vantagem e do ser melhor que o outro. Rezemos: Preserva-nos, ó Pai, do mal deste mundo! Guarda-nos no Teu coração como Tu guardarte Teu Filho. Preserva-nos, guarda-nos, liberta-nos e livra-nos do mal. Não permita que o maligno tenha força sobre nós, mas que sejamos vencedores do mal com toda a força do bem! Guarda-nos pelo Teu amor e em Teu amor. Ajuda-nos a sermos mais do que vencedores, pois somente a Ti a glória, Pai, e somente em Ti está a nossa confiança, o nosso refúgio e a nossa segurança! Deus abençoe você!


terça-feira, 19 de maio de 2015

Dicas:

Para ouvir os vídeos do Blog,o Santuário de Fátima e a Rádio de Orações, é só clicar na "peninha branca" no playlist, abaixo do Blog do seu lado esquerdo !!!!! Lá vc irá dar "pause" nas músicas. Obrigada !

Liturgia Diária

19 MAI 2015 7ª Semana da Páscoa - Terça-feira 19/05/2015
Primeira Leitura (At 20,17-27)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus.
20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.
22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus.
25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 67)
— Reinos da terra, cantai ao Senhor. — Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre. — Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!
Evangelho (Jo 17,1-11a)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. 3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. 6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. 9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS
A intimidade com Jesus nos aproxima do coração do Pai A intimidade com Jesus nos aproxima do coração do Pai! Precisamos crescer na intimidade com Deus, nosso Pai amoroso, bondoso, maravilhoso, esse Deus que é tudo para nós!
“Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e Jesus Cristo que enviaste” (João 17, 3).
Estamos acompanhando a oração sacerdotal de Jesus, na qual o Senhor se coloca como um sacerdote, como aquele que intercede, que media, que faz a ponte. É aquele que liga a realidade humana à divina; a realidade terrestre à celeste. É Jesus quem coloca os anseios da nossa alma no coração de Deus!
O sacerdote é ponte, é intercessor, é mediador, é ele quem faz o elo entre a terra e o céu, entre o céu e a terra. É por isso que, nessa oração, Jesus ora por nós, em nós e para todos nós. O Senhor, acima de tudo, nos apresenta como também deve ser a nossa oração. Primeiramente Ele fala direto ao coração do Pai, sem rodeios, sem mediações. Jesus vai direto ao coração do Pai porque Ele tem intimidade com Ele, porque Ele tem uma relação com Seu Pai: “Ora, a vida eterna, meu Pai, consiste em que eles conheçam a Ti” (João 17,3).
A graça que Jesus nos dá, em primeiro lugar, é a graça de conhecermos a Deus, o Deus único e verdadeiro. Deus, para muitos povos e para muitas pessoas, ao longo da história, parecia uma figura longe e distante, uma figura totalmente longe das realidades humanas. E é Jesus quem traz esse Deus, esse Pai amoroso, para bem pertinho de nós! Nós podemos senti-Lo, abraçá-Lo, vivê-Lo e vivenciá-Lo! Nós podemos falar ao Pai daquilo que somos e vivemos.
A vida eterna é essa! Não é simplesmente esperar morrer para abrir o céu e nós entrarmos. A vida eterna começa quando entramos na vida do Pai e deixamos o nosso coração viver essa sintonia com Ele! A vida eterna consiste em crer no Deus único e verdadeiro e n’Aquele que Ele enviou: Seu Filho Jesus Cristo.
Sabem, meus irmãos, nós precisamos crescer na intimidade com o nosso Deus, nosso Pai amoroso, bondoso, maravilhoso! Esse Deus que é tudo para nós. Não podemos tratá-Lo como uma divindade distante de nossa realidade. Quem se aproxima de Jesus se aproxima do coração do Pai; e quem está no colo do Pai obedece Seu Filho e vive da relação de amor e amizade com Seu Filho enviado por intermédio de Seu Evangelho e de Suas pregações, e crê em tudo aquilo que Ele ensinou.
Que possamos, com a ajuda da oração de Jesus, crescer na nossa relação de intimidade e unidade com o nosso Pai!
Padre Roger Araújo
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. - Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém