sábado, 13 de junho de 2015

Liturgia Diária

Imaculado Coração de Maria - Sábado 13/06/2015
Primeira Leitura (Is 61,9-11)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus. 10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (1Sm 2,1.4-8)
— Meu coração se regozija no Senhor.
— Meu coração se regozija no Senhor.
— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação. — O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou. — É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. — O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.
1ª LeituraSalmoEvangelho Conheça a história de santo Antônio
Primeira Leitura (Is 61,9-11)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus.
10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (1Sm 2,1.4-8)
— Meu coração se regozija no Senhor.
— Meu coração se regozija no Senhor.
— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação. — O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou. — É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. — O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.
Evangelho (Lc 2,41-51)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
HOMILIA
A exemplo de Maria, tenhamos um coração pleno em Deus O Imaculado Coração de Maria é para nós espelho, modelo e referência de pureza, de bondade e retidão que todos nós precisamos ter para viver a santidade e a alegria plena do Reino de Deus.
“Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” (Lucas 2, 49).
Celebramos hoje a Festa do Imaculado Coração de Maria, o Imaculado Coração da Mãe de Deus, semelhante ao de Jesus, marcado pela pureza e pela bondade e, sobretudo, totalmente voltado para Deus. Por mais que tenhamos o coração em Deus, este tem suas inquietações, preocupações e aflições. Maria hoje representa para nós o coração de todas as mães: inquietas, preocupadas, que cuidam e dão tudo de si para seus filhos. Nossa Senhora está preocupada porque seu Filho, havia alguns dias, estava perdido em meio àquela festa. Não que Jesus lhe desse trabalho ou fosse causa de preocupação, mas coração de mãe é coração de mãe: se preocupa, quer saber, quer notícias, corre atrás do filho. Por isso ela vai atrás de José para lhe perguntar sobre o paradeiro do Filho (cf. Lc 2, 43-45). E quando O encontram, encontram aquele Menino de doze anos, despreocupado, livre, tranquilo entre os doutores da Lei de Deus, procurando saber coisas deles e ouvir deles e, ao mesmo tempo, demonstrando tamanha sabedoria a ponto de impressionar os doutores da Lei e todos os que O escutavam (cf. Lc 2, 46-48). É por isso que os pais de Jesus se aproximam d’Ele e a mãe manifesta a inquietação do seu coração dizendo-Lhe: “Meu filho, por que fizestes isso conosco? Andamos te procurando por todos os lados!” (Lc 2, 48). Até com certa aflição no coração, é como se Jesus lhe dissesse: “Mamãe, não se preocupe! A senhora sabe que a minha missão é me ocupar com as coisas do Pai e com as coisas do alto!” (cf. Lc 2, 49). Maria ainda não compreendia bem a missão do Filho (cf. Lc 2, 50), ela sabia, pois foi o anjo quem a convidou e quem lha revelou, mas ela não tinha dimensão da grandeza sobre o que, pouco a pouco, seu Filho ia vivendo e se transformando; ela apenas se abria e se entregava ao coração do Pai. Ao coração do Pai ela entregava todo o seu coração e se conformava dia a dia com o Reino de Deus. O Imaculado Coração de Maria é para nós espelho, modelo e referência; primeiramente devido à pureza, à bondade, à retidão que todos nós precisamos ter e também por ser modelo de um coração inquieto pelo Reino de Deus, que passa pelas aflições, pelas dificuldades, pelas limitações, mas que repousa em Deus e não tira d’Ele a sua confiança. Que o Imaculado Coração de Maria triunfe entre nós e para nós e nos conduza cada vez mais ao Reino de Deus e ao coração do seu Filho, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Sagrado Coração de Jesus

Meu Sagrado Coração de Jesus, em vós deposito toda confiança e esperança. Vós que sabeis tudo, Pai, o Senhor do Universo, Sois o Rei dos Reis, Vós que fizeste o cego ver, paralítico andar, o morto voltar a viver, o leproso sarar. Vós que vedes as minhas aflições, as minhas angústias, bem sabeis, Divino Coração, como preciso alcançar esta graça: (pede-se a graça com fé); a minha conversa convosco me dá ânimo e alegria para viver, só de Vós espero com fé e confiança; (pede-se novamente a graça). Fazei, Sagrado coração de Jesus, que antes de terminar esta conversa, dentro de nove dias, alcance esta tão grande Graça; e para Vós agradecer, divulgarei esta Graça para que os homens, aprendam a ter fé e confiança em Vós; iluminai os meus passos, Sagrado Coração de Jesus, assim como esta luz esta nos iluminando e testemunhando a nossa conversa. Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós, Sagrado Coração de Jesus, aumente ainda mais a minha fé; Amém.
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

Se pudéssemos ter consciência

Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes. Muitas flores são colhidas cedo demais. Algumas, mesmo ainda sem botão. Há sementes que nunca brotaram e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao vento. Mas a gente não sabe adivinhar por quanto tempo estará enfeitando esse Éden e tampouco aquelas que foram plantadas ao nosso redor. Por isso não devemos nos descuidar de nós e nem dos outros. E o tempo passa... Mas ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor. Ainda é tempo de voltar a Deus e agradecer pela vida física, que embora passageira, se perpetua em nós espiritualmente.
Louva e agradeça a Deus pelo dom da vida,pois só de esta vivos é um milagre
Eu te amo.Mais Jesus te ama muito maisss

Nossa Senhora Aparecida, cuida de mim...


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Não desista !!!

Não Desista ... Deus está contigo ...
Quantas vezes estamos tristes, desmotivados, meio perdidos ou até estamos passando por algum período de muito sofrimento. Coisas assim acontecem com todos, mas tenho algo a dizer para você. Não desista. Depois de toda chuva não vem o sol? Depois de toda noite não vem o dia? Motive-se. Seja lá pelo período que você esteja passando agora as coisas vão melhorar. Sempre melhoram, é só aguardar. 
Olhemos para trás e vejamos tudo o que já aconteceu. E se tivéssemos desistido bem no inicio, estaria onde está hoje? Não. Você ganhou o que tem e está aqui hoje porque não desistiu. Então não desista agora, continue em frente.
Peça ajuda a Deus para que lhe guie e de sabedoria, porque Ele pode te ajudar quando você estiver triste e desmotivado. Peça a Ele para te dar mais força para você agüentar esse período difícil e para que não desista. Vamos, sei que você consegue. Fale com Ele.
Agora levante a cabeça e olhe em frente. Pense em todas as coisas boas que podem acontecer quando o sol brilhar forte novamente. Siga em frente, espere o melhor e não desista. Jamais desista. Sempre adiante.
Que assim seja ...
Amém !

Acolhe-nos !!


segunda-feira, 8 de junho de 2015

Liturgia Diária

Domingo do Tempo Comum - 07/06/2015
Primeira Leitura (Gn 3,9-15)
Leitura do Livro do Gênesis:
Depois que o homem comeu da fruta da árvore, 9o Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Tb 13,2.6.7.8)
— Bendito seja Deus, que vive eternamente! — Bendito seja Deus, que vive eternamente! — Porque vós castigais e salvais, fazeis descer aos abismos da terra, e de lá nos trazeis novamente: de vossa mão nada pode escapar. — Compreendei o que fez para nós, dai-lhe graças, com todo o respeito! Vossas obras celebrem a Deus e exaltem o Rei sempiterno! — Eu desejo, de toda a minha’alma alegrar-me em Deus, Rei dos céus. — Bendizei o Senhor, seus eleitos, fazei festa e alegres louvai-o! LITURGIA DIÁRIA Domingo do Tempo Comum - 07/06/2015
Primeira Leitura (Gn 3,9-15)
Leitura do Livro do Gênesis:
Depois que o homem comeu da fruta da árvore, 9o Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 129)
— No Senhor toda graça e redenção!
— No Senhor toda graça e redenção!
— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor,/ escutai a minha voz!/ Vossos ouvidos estejam bem atentos/ ao clamor da minha prece! — Se levardes em conta nossas faltas,/ quem haverá de subsistir?/ Mas em vós se encontra o perdão,? Eu vos temo e em vós espero. — No Senhor ponho a minha esperança,/ espero em sua palavra./ A minh’alma espera no Senhor / mais que o vigia pela aurora. — Espere Israel pelo Senhor,/ mais que o vigia pela aurora!/ Pois no Senhor se encontra toda graça/ e copiosa redenção./ Ele vem libertar a Israel/ de toda a sua culpa.
Segunda Leitura (2Cor 4,13-18-5,1)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 13Sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus. 16Por isso, não desanimemos. Mesmo se o nosso homem exterior se vai arruinando, o nosso homem interior, pelo contrário, vai-se renovando, dia a dia. 17Com efeito, o volume insignificante de uma tribulação momentânea acarreta para nós uma glória eterna e incomensurável. 18E isso acontece, porque voltamos os nossos olhares para as coisas invisíveis e não para as coisas visíveis. Pois o que é visível é passageiro, mas o que é invisível é eterno. 5,1De fato, sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída, Deus nos dá uma outra moradia no céu que não é obra de mãos humanas, mas que é eterna.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Mc 3,20-35)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.
22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela nos poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído.
27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”.
30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”. 31Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu:
“Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
HOMILIA DIÁRIA
Deus nos perdoa e nos liberta do poder do maligno Deus nos perdoa e nos liberta do poder do maligno, mas é necessário arrependimento, vida nova e reconhecer o que é do Senhor e o que não é d’Ele!
“Ele está possuído por Beelzebu: é pelo príncipe dos demônios ele expele os demônios” (Marcos 3, 22).
Amados irmãos e irmãs, a Palavra de Deus, que vem ao nosso encontro neste domingo, nos mostra a ação libertadora de Jesus, Aquele que vence, que expulsa, que repele e que manda para longe de nós o tentador, aquele que sabota os planos de Deus, aquele que engana e ilude a nossa mente, o nosso coração e a nossa vontade a fim de nos tirar da visão do essencial e da presença de Deus. Nós não podemos ignorar a ação do maligno em nosso meio. Ele não é mais do que Deus, não pode mais do que o Senhor nem pode destruir o que é d’Ele, a não ser que nós demos a ele essa autoridade e poder de atuação que não tem. O demônio age onde há humanidade, onde, nós, homens, o deixamos agir. Ele [o demônio] é a personificação de todas as tentações que nós vivemos, pelas quais passamos e sofremos durante a nossa vida terrestre. Não é que o demônio apareça a alguém, não é que ele esteja como uma pessoa que todos veem, mas ele nos influencia, tem suas artimanhas e, muitas vezes, aproveita-se de nossas más inclinações para semear no mundo a discórdia, a mentira e suas obras. E muitas vezes, contribuímos com ele não só ao sermos seduzidos por suas artimanhas, como também quando seduzimos os outros e espalhamos o joio e o que não é do Reino de Deus, aquilo que vem do mal. Muitas vezes, nós somos instrumentalizados pelo poder do maligno. A ação de Jesus quer nos libertar da força do mal! A ação de Jesus não nos quer presos e cativos à ação do maligno! Por isso as Sagradas Escrituras nos mostram esse poder da ação de Jesus; poder não só de expulsar os demônios, como também de repelir as obras e as tentações dele e perdoar os nossos pecados. Contudo, muitas vezes, Jesus é confundido pelos Seus, da Sua época, e a Sua obra não é compreendida. Hoje o Senhor nos diz que todo pecado será perdoado aos homens, a não ser o pecado contra o Espírito de Deus. Aqui é importante compreender que todo pecado, de fato, tem perdão, a não ser aquele pecado em que a pessoa não quer ser perdoada ou que não o reconhece e não pede por ele perdão e misericórdia. Por outro lado, o pecado que não se pode perdoar é aquele no qual a pessoa se fecha nele e não se abre para a libertação. Não é que Deus não queira nos perdoar, Ele é sempre perdão, mas é necessário arrependimento, é necessário reconhecer o que é do Senhor e o que não é d’Ele, e não atribuir ao mal aquilo que é de Deus!
Que o bom Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo