24 MAI 2015 Solenidade de Pentecostes - Domingo 24/05/2015
Primeira Leitura (At 2,1-11)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam.
3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava.
5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.
7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 103)
— Enviai o vosso Espírito, Senhor,/ e da terra toda a face renovai!
— Enviai o vosso Espírito, Senhor,/ e da terra toda a face renovai!
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!/ Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!/ Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras!/ Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
— Se tirais o seu respiro, elas perecem/ e voltam para o pó de onde vieram./ Enviais o vosso espírito e renascem/ e da terra toda a face renovais.
— Que a glória do Senhor perdure sempre,/ e alegre-se o Senhor em suas obras!/ Hoje seja-lhe agradável o meu canto,/ pois o Senhor é a minha grande alegria!
Segunda Leitura (1Cor 12,3b-7.12-13)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos.
7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.
13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS
Abramos o coração à graça sublime do Espírito Santo. Ele nos anima e nos fortalece por ser a alma da Igreja e o vigor de que os cristãos tanto necessitam para caminhar neste mundo!
“Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2, 4).
Hoje é a festa do Espírito Santo, o dom sublime de Deus, n’Ele o próprio Deus enche, vitaliza e revigora Sua Igreja. Hoje é a festa da Igreja, festa do nascimento da Igreja. Nesta passagem bíblica, os fiéis estavam todos reunidos no mesmo lugar, abertos para uma mesma graça; uma graça que vem do alto, que é luz, consolo e conforto. Uma graça que age, renova e faz novas todas as coisas: o próprio Espírito Santo. Ele não manda, Ele vem, se faz presente, congrega a diversidade e opera a unidade da fé no seio da Igreja.
É o Espírito Santo de Deus quem distribui os dons, os carismas e as graças necessárias para que a Igreja esteja unida ao Seu Senhor. Ele conforta, consola e anima por ser a própria alma da Igreja, a vitalidade e o vigor dos quais os cristãos tanto necessitam para caminhar neste mundo!
Nós hoje celebramos a Igreja que se abre para a graça de Pentecostes, a Igreja que se abre para a ação do Espírito Santo e n’Ele ela nasce, se revigora e se refaz. Cada um de nós, hoje, batizados neste mesmo Espírito, cheios deste mesmo Espírito, nos abrimos para essa graça sublime de Deus em nossa vida.
Um dia, Deus também nos visitou, também realizou o Seu Pentecostes em nossa vida. Nós éramos tão pequenos, a maioria de nós crianças; crescemos e recebemos a graça do crisma, e em tantos outros momentos o Espírito vem em nosso socorro e em nosso auxílio. É Ele quem nos faz cheios do amor de Deus!
Por isso, hoje, é dia de invocarmos: “Vem, Espírito Santo! Vem sobre mim, sobre a minha vida, sobre meus anseios, desejos, vontades e sobre aquilo que sou! Vem, Espírito Santo, sobre a minha casa, sobre a minha família. Vem fazer novas todas as coisas! Eu estou reconhecendo e exclamando: ‘Espírito, eu preciso de Ti, vem me encher, me fortalecer, me encaminhar e me direcionar para que eu ande sempre nas sendas de Deus!'”.
Que toda a Igreja do Senhor, que toda a humanidade, se abra à graça revitalizadora do Espírito Santo de Deus!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário