domingo, 10 de maio de 2015

Liturgia Diária

10 MAIO 2015 6º Domingo da Páscoa - 10/05/2015 1ª LeituraSalmo2ª LeituraEvangelho Primeira Leitura (At 10,25-26.34-35.44-48) Leitura dos Atos dos Apóstolos: 25-Quando Pedro estava para entrar em casa, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e se prostrou. 26Mas Pedro levantou-o, dizendo: “Levanta-te. Eu também sou apenas um homem”. 34-Então Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35-Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença”. 44-Pedro estava ainda falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. 45-Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre os pagãos. 46Pois eles os ouviam falar e louvar a grandeza de Deus em línguas estranhas. Então Pedro falou: 47“Podemos, por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo?” 48-E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 97) — O Senhor fez conhecer a salvação/ e revelou sua justiça às nações. — O Senhor fez conhecer a salvação/ e revelou sua justiça às nações. — Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória. — O Senhor fez conhecer a salvação/ e revelou sua justiça às nações. — O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel. — Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!
Segunda Leitura (1Jo 4,7-10)
Leitura da Primeira Carta de São João:
Caríssimos: 7 -Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8-Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9-Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10-Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Anúncio do Evangelho (Jo 15,9-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9-“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10-Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11-Eu vos disse isso, para que minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12-Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13-Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando. 15-Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16-Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17-Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTARIO O discípulo de Jesus jamais desiste do amor O discípulo de Jesus jamais desiste do amor. Amor que não desiste, que perdoa, se renova, se entrega e não faz distinção de pessoas!
“O que vos mando é que vos amei uns aos outros” (João 15, 17).
Nós hoje somos chamados a retomar a nossa relação amorosa com Deus, porque, muitas vezes, vivemos com Ele uma relação apenas de escravidão, de servidão e nos esquecemos de que, acima de tudo, somos chamados a ser Seus amigos e a participar da intimidade e da vida d’Ele. Porque, na escravidão, sabemos que há opressão, há oprimidos, mas na amizade não! Na amizade há liberdade de falar, de dizer o que pensa e de se expressar. O escravo, muitas vezes, se rebela; o amigo não; o amigo se põe junto. Por isso o Senhor hoje nos chama, mais do que nunca, a sermos Seus amigos e a vivermos com Ele uma relação de intimidade e de proximidade. Porque o servo apenas serve, mas o amigo cuida e também é cuidado; nós cuidamos das coisas do Senhor e somos cuidados também por Ele! O elo de relação que existe entre os amigos é o amor: o amor oblativo, que se doa, que se entrega, amor que se renova a cada dia, amor que é concreto e tem gestos e atitudes. Os amigos de Jesus não levam uma carteirinha, não levam uma placa dizendo: “Eu sou amigo de Jesus!”. Reconhece-se quem são os amigos do Senhor aqueles que vivem o Seu mandamento: “Amai-vos uns aos outros!”. O amor que não é tão simples; amor que muito é exigente. Muitas vezes, gostamos de amar quem nos faz bem; amamos aqueles que são bem próximos de nós desde que não nos decepcionem. No entanto, este não é o amor evangélico, este não é o amor do amigo de Deus. Ele [o amor do amigo de Jesus] é mais sublime e mais supremo. O amor amoroso, vivido na intimidade da relação com o Mestre, é o amor que suporta, perdoa, recomeça, não faz distinção de pessoas. É o amor-caridade, que se renova mesmo que se debata e se machuque. É verdade que temos diferentes formas de amar, há pessoas muito queridas e há aquelas que nem conhecemos bem, mas que são como nossas irmãs. Assim como também há pessoas que não nos querem bem. E também existe um amor que é para todos: o amor universal, o amor que vem do coração de Deus. Este amor nós não podemos negar a ninguém! Por isso o discípulo de Jesus jamais desiste do amor! O amor é sempre a medida da nossa relação com Jesus, o amor que não desiste, o amor que se renova e se entrega. Que, no dia de hoje, Jesus amoroso convença o nosso coração a não desistir do amor e a, cada dia mais, estarmos dispostos a amar uns aos outros!
Deus abençoe você! Padre Roger Araújo
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. - Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário