sexta-feira, 15 de maio de 2015

Liturgia Diária

15 MAI 2015 6ª Semana da Páscoa - Sexta-feira 15/05/2015
Primeira Leitura (At 18,9-18)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus.
12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.
14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 15Mas, como é questão de palavras, nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 16E Galião mandou-os sair do tribunal.
17Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencréia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 46)
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra. — O Senhor é o grande Rei de toda a terra. — Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra. — Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado. — Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
Evangelho (Jo 16,20-23a)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo. 22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
HOMILIA DIÁRIA
15 MAI 2015 A graça de Deus transforma toda tristeza em alegria A graça de Deus transforma as nossas trevas, angústias e tristezas em alegria ao nos abrirmos ao Espírito Santo para que Ele faça novas todas as coisas.
“E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria” (João 16, 30).
Toda tristeza, quando estamos em Deus, é momentânea e passageira. A aflição do momento não pode se transformar na aflição de uma vida inteira, porque a promessa de Deus para nós é transformar toda a nossa tristeza em alegria e todo o nosso pranto em festa. Escute e preste bastante atenção: não dá para ser um cristão triste! Não dá para viver o nosso Cristianismo, a nossa fé e a nossa relação com Deus imersos na tristeza, nem fazer dela o parâmetro da nossa vida. Nós passamos por momentos difíceis e tristes, por tribulações, angústias, medos. Nós passamos por tudo isso, é verdade; mas deixe-me dizer uma coisa a você: a graça de Deus transforma as nossas trevas, as nossas angústias e tudo aquilo que vivemos ou passamos em vida nova, desde que permitamos que ela [a graça de Deus] faça novas todas as coisas. Quando nos rendemos a Jesus, a força do Seu Evangelho transforma o pranto do nosso coração, transforma em nós tudo aquilo que é treva e nos deixa desanimados em uma força nova, em uma motivação nova para viver. Deus não quer nenhum de nós tristes, Ele não quer a nossa vida afogada na tristeza. É verdade que somos muito provados, mas também é verdade que a graça de Deus vem sempre em nosso socorro e em nosso auxílio! Pode ser que os motivos que nos entristeçam não passem, mas também é verdade que a graça de Deus permanece conosco aconteça o que acontecer! Talvez não nos venha o consolo dos homens, mas o consolo de Deus jamais nos falta. É o próprio Senhor quem enxuga as nossas lágrimas e cuida daquilo que entristece o nosso coração. Entregue, hoje, no coração de Deus e coloque diante do Senhor tudo aquilo que o entristece, o preocupa e tira a sua paz interior, porque o Senhor é a nossa alegria e a alegria do Senhor é a nossa força!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. - Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário